Presidente da Comissão Europeia diz que vacina “não pode ser um luxo”

Presidente da Comissão Europeia diz que vacina “não pode ser um luxo”


Ursula von der Leyen sustenta que são necessários “tratamentos, medicamentos e vacinas e [que] estes têm de ser acessíveis para todos”.


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje, a propósito da Assembleia Mundial da Saúde, que a vacina para a covid-19 "não pode ser um luxo" apenas disponível para algumas pessoas, devendo haver acesso "universal".

"A vacina para o novo coronavírus não pode ser um luxo apenas acessível por um número reduzido de pessoas, mas sim um bem comum e universal", argumenta Ursula von der Leyen, numa declaração publicada em vídeo a propósito da 73.ª Assembleia Mundial da Saúde, que hoje termina e está a decorrer por videoconferência.

Dirigindo-se na mensagem ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a líder do executivo comunitário vinca que, "em altura de pandemia global, tem de existir cooperação".

"Precisamos de lutar e de combater o novo coronavírus em todos os continentes" e "agora é altura de atuar", apela.

Para isso, Ursula von der Leyen sustenta que são necessários "tratamentos, medicamentos e vacinas e [que] estes têm de ser acessíveis para todos".

"Uma vez desenvolvidos, estes tratamentos e vacinas devem ser distribuídos mundialmente e ser acessíveis para todos", adianta a responsável.