Manuel Clemente alerta para os “inúmeros vazios deste mundo”

Manuel Clemente alerta para os “inúmeros vazios deste mundo”


Fátima sem peregrinos por causa da pandemia. Celebrações da Páscoa foram feitas sem a presença de fiéis.  


O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, chamou a atenção para “os inúmeros vazios deste mundo” na homilia que proferiu na missa pascal na Igreja de Santa Maria Maior, Sé de Lisboa.

Sem a presença de fiéis, devido às restrições impostas no contexto da pandemia, Manuel Clemente referiu-se aos vazios que são agora “preenchidos por amor concreto e bom apoio, vencendo solidões, prevenindo e curando a pandemia, garantindo a educação e o trabalho e em tudo o mais que urgente for”, e tornando a celebração da Páscoa “um enorme compromisso”.

D. Manuel Clemente lembrou os que lutam pela vida, “face à pandemia que sofremos”, e os “gestos de muitíssimos, que, em todos os domínios da vida, eclesial ou pública, da saúde ao trabalho e em tantos serviços de indispensáveis, na família e na sociedade em geral, respeitam e sustentam as vidas em todo o seu arco natural”.

No final da celebração, o cardeal patriarca saiu da Sé e deu a bênção com o Santíssimo Sacramento “sobre a cidade, sobre a diocese e sobre todos quantos, privados da participação física da celebração nas suas comunidades” acompanharam a transmissão televisiva da homilia.

Em vários pontos do país as celebrações foram feitas sem a presença de fiéis. As missas do dia de Páscoa foram transmitidas pela televisão ou, em muitos casos, pela internet.

O bispo de Viseu, António Luciano, fez um apelo para que seja dada “prioridade a quem está em primeiro lugar” – os pobres, os simples, os doentes e as vítimas desta pandemia. “Não devemos brincar em serviço nem baixar os braços. Fiquemos em casa e aí celebremos, com alegria, a nossa visita pascal”.

O bispo de Vila Real, António Augusto Azevedo, apelou a que esta pandemia seja uma oportunidade para deixar de lado “tantas coisas fúteis e efémeras” e “descobrir outros valores mais profundos e espirituais”.

FÁTIMA SEM PEREGRINOS Foram poucos os peregrinos que se deslocaram ao santuário de Fátima, ao contrário do que é habitual nesta altura, devido às restrições aplicadas por causa da pandemia. As celebrações foram transmitidas no canal do Santuário de Fátima do YouTube e na página oficial do Facebook.