O ovo é, para mim, um daqueles superalimentos e dos raros de origem animal que consumo. Sobre ele já se inventaram todo o tipo de histórias. A verdade é que é um dos mais saudáveis alimentos do planeta.
É superversátil, o que explica a variedade de usos que tem na gastronomia.
Além disso, tanto a clara quanto a gema são repletas de nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais – benéficos para a saúde.
A Associação Portuguesa de Nutricionistas publicou um e-book que vale a pena espreitar: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Oovo.pdf
Eu uso e gosto de todas as maneiras. Destes mais ainda, porque vêm de galinhas de casa. E sim, sou favor de comer todo o ovo, mas nem sempre precisamos de o fazer e, assim, com o mesmo ingrediente podemos criar duas receitas. Por isso, aqui eu sugiro uma Omelete Branca, que pode comer ao pequeno-almoço, ao almoço, ao jantar…
Omelete Branca com Espargos Verdes Salteados
Ingredientes
3 claras
1 ovo inteiro
1 fio de azeite
https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Oovo.pdf
Para os espargos
1 molho de espargos
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho esborrachados
MÉTODO
Comece por bater os ovos até ficarem espumosos.
Numa frigideira antiaderente, untada com azeite e quente, coloque a mistura à volta da frigideira e vá virando. Entretanto lave os espargos e corte as extremidades mais grossas dos mesmos em cerca de 2 cm.
Coloque os espargos em água a ferver e deixe cozer 4 minutos.
Retire da água e escorra bem. Retire a omelete e reserve.
Na frigideira onde fez a omelete coloque o azeite, o alho e os espargos. Tempere com sal e pimenta e salteie durante cerca de 5 minutos em lume alto. Junte a omelete e tempere com sal rosa e pimenta-preta de moinho.
Pode substituir os espargos por qualquer outro vegetal de que goste.