Frusciante de regresso aos Red Hot Chili Peppers

Frusciante de regresso aos Red Hot Chili Peppers


Icónico guitarrista que marcou presença em alguns dos álbuns mais bem sucedidos da banda está de regresso aos Red Hot Chili Peppers


O guitarrista norte-americano John Frusciante está de regresso aos Red Hot Chili Peppers após ter abandonado a banda em 2009. Esta é a terceira vez que o guitarrista regressa ao grupo.

O músico veio substituir Josh Klinghoffer, que, na altura em que entrou na banda, era uma espécie de discipulo de Frusciante, tendo servido como substituto e trabalhado no seu projeto a solo. 

"Josh é um músico maravilhoso, que muito respeitamos e amamos. Sentimo-nos muito agradecidos pelo tempo que passámos com ele e por tudo aquilo que ele partilhou connosco", escreveu a banda num post na sua conta oficial de Instagram. "Anunciamos também, com grande entusiasmo e de coração cheio, que o John Frusciante irá juntar-se de novo ao nosso grupo", concluíram.

John Frusciante entrou para os Red Hot Chili Peppers aos 18 anos numa altura em que a banda estava a gravar o álbum Mother's Milk, mas seria no álbum seguinte, Blood Sugar Sex Magik (1991), que a banda criou um dos seus maiores êxitos comerciais e críticos. No entanto, após o seu lançamento e o sucesso inesperado da banda, Frusciante lutou com graves problemas com drogas, nomeadamente a heroína, e abandonou a banda.

Estes problemas deixaram o guitarrista às portas da morte e na pobreza, mas graças à ajuda de Flea, baixista e fundador dos Red Hot, John entrou numa clínica de reabilitação, melhorou e regressou pela segunda vez à banda californiana. A segunda vida no conjunto mostrou-se bastante prolifica e de grande sucesso, com a gravação de álbuns de grande sucesso como Californication (1999), By the Way (2002) e Stadium Arcadium (2006).

Em 2009, Frusciante abandonaria a banda mais uma vez para prosseguir a sua carreira a solo onde procurou explorar influências menos convencionais no seu trabalho, sendo que nos seus trabalhos mais recentes incorporou bastante sensibilidades eletrónicas no seu reportório.

Neste terceiro, e inesperado, regresso de Frusciante ao grupo vai ver o músico a participar nos concertos da tour dos Red Hot Chili Peppers nos Estados Unidos da América e na Europa.