PISA 2018. Raparigas lêem melhor que os rapazes, mas rapazes são melhores na matemática e nas ciências

PISA 2018. Raparigas lêem melhor que os rapazes, mas rapazes são melhores na matemática e nas ciências


O PISA (Programme for International Student Assessment) fez também uma distinção por género entre os resultados apresentados nos três domínios avaliados, da literacia, matemática e ciências. Elas lêem melhor, eles são melhores na matemática e nas ciências. Segundo o estudo que foi esta terça-feira divulgado, as alunas portuguesas apresentam uma classificação média de 504 pontos ao…


O PISA (Programme for International Student Assessment) fez também uma distinção por género entre os resultados apresentados nos três domínios avaliados, da literacia, matemática e ciências. Elas lêem melhor, eles são melhores na matemática e nas ciências.

Segundo o estudo que foi esta terça-feira divulgado, as alunas portuguesas apresentam uma classificação média de 504 pontos ao nível da literacia, ao passe que os rapazes se ficam pelos 480 pontos. Esta é, de resto, uma tendência acompanhada na grande generalidade dos restantes 78 países/regiões participantes, uma vez que, em média, as alunas conseguem mais 30 pontos na leitura que os rapazes. Esta diferença entre raparigas e rapazes ao nível da literacia tem vindo a diminuir ao longo das participações de Portugal no PISA (que começaram em 2000).

Por outro lado, os rapazes "vingam-se" das raparigas ao nível da matemática e das ciências. Com os números eles alcançam uma pontuação média de 497 pontos, enquanto elas apresentam 488. Também ao nível da matemática há uma tendência e a grande maioria dos países apresenta melhores resultados com os rapazes do que com as raparigas, contudo aqui a diferença de médias pontuais é de apenas cinco pontos.

Em Portugal também as ciências os rapazes têm melhor pontuação média que as raparigas, contando com 494 pontos – elas têm 489 – no entanto esta tendência não se verifica na restante OCDE, onde os resultados entre os dois géneros são muito semelhantes.

Por sua vez, ao nível da distinção dos resultados apresentados entre o ensino público e privado português nota-se que estes foram muito semelhantes tanto na literacia como nas ciências.