Governo quer aumentar função pública com base na inflação de 2019

Governo quer aumentar função pública com base na inflação de 2019


Novo indicador de referência representa uma atualização de apenas 0,4% dos salários.


O Governo quer aumentar os salários da função pública em 2020 tendo como base a inflação de 2019. A informação é avançada nesta segunda-feira pelo Jornal Negócios e, a confirmar-se, representa um aumento mais baixo do que o expectável, para valores apenas residuais. “Ao contrário do que era prática antes do congelamento das remunerações”, o indicador de referência para os aumentos nos salários do Estado “não será a previsão da variação de preços do próximo ano, mas sim a deste ano”, avança a publicação.

A diferença é significativa. Segundo dados do Governo, a inflação prevista para 2020 é de 1,6%. A Comissão Europa aponta para valores de 1,1%. Por outro lado, a inflação média dos últimos 12 meses era, em outubro, de apenas 0,4%.

De acordo com o Negócios, a decisão do Governo de “não usar a inflação prevista para o próximo ano” já está tomada, antecipando-se, desde já, duras negociações sobre esta matéria com Bloco de Esquerda e PCP. A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) já reagiu a esta notícia, anunciando a sua opção e reivindicando um aumento de 3,5%.