Eleito o sucessor de John Bercow

Eleito o sucessor de John Bercow


O novo presidente da Câmara dos Comuns prometeu “domar o fosso de ursos” em que se tornou o Parlamento.


A corrida para substituir o icónico John Bercow como presidente da Câmara dos Comuns terminou com a eleição do candidato favorito, o vice de Bercow, o deputado trabalhista Lindsay Hoyle, de 62 anos.

Antes da eleição, o novo presidente da Câmara dos Comuns prometeu “domar o fosso de ursos” em que se tornou o Parlamento, em entrevista ao Sunday Times.

Hoyle conseguiu o apoio de 325 dos 540 deputados britânicos, recebendo um cargo tornado mais visível e decisivo pelo seu sucessor, conhecido pelos seus gritos de “Ordem!”.

Ao longo da década em que presidiu ao hemiciclo, Bercow ficou conhecido pela maneira como defendeu o poder legislativo face ao Executivo. Não receou usar regras centenárias para frustrar o que considerava serem tentativas de pressionar os deputados – algo que se destacou ao longo do processo do Brexit.

Hoyle terá de enfrentar o escrutínio do novo Parlamento, que é eleito já dia 12 de dezembro.
É um processo que historicamente não causa dificuldades aos presidentes da Câmara dos Comuns, que devem ser imparciais. Mas tendo em conta a polarização do Brexit, desta vez poderá não ser bem assim.