Tradicionalmente, acredita-se que a abóbora estimula o intelecto e induz a calma. Também é utilizada para alguns desequilíbrios mentais e para reduzir o stresse e a agitação.
Na nutrição aiurvédica, a abóbora é desintoxicante e ajuda a limpar a bexiga e os órgãos circundantes. O elemento terra predomina na abóbora, tornando-a um ingrediente pesado e nutritivo. Essa qualidade da terra confere à abóbora o seu efeito relaxante natural, sendo usada como um sedativo natural.
E sendo um daqueles ingredientes tão versáteis, devo confessar que para mim não há nada melhor que uma sopa quentinha para confortar o corpo e a alma num dia de outono, para trazer a sensação de calma à mente e tranquilizar os pensamentos agitados.
Sopa Reconfortante de Outono
Ingredientes
300 g de abóbora cortada em pedaços pequenos (usei restos de abóbora)
½ copo de lentilhas vermelhas
1 batata-doce pequena
1 cenoura
2 talos de aipo
½ pimento vermelho (reserve um bocado para o empratamento)
½ cebola
1 talo de alho-francês sem rama
1 pedaço de gengibre
Sementes de mostarda
Sementes de dhana
1 dente de alho picado
Ghee
Pau de canela
Pimenta-preta de moinho q.b.
Flor de sal q.b.
Método
Num tacho, salteie as sementes. Coloque de seguida o alho, o gengibre, a cebola, o alho-francês e o pau de canela, e deixe suar. De seguida incorpore os primeiros seis ingredientes em lume brando, acrescente 1 l de água quente e deixe cozinhar entre 15 e 20 minutos. Triture, mas deixe alguns pedaços, e ajuste os temperos. Sirva com topping de pimentos vermelhos e coentros picadinhos, e regue com um generoso fio de azeite.