Depois de começarem esta semana em greve, os pilotos da British Airways anunciaram uma nova data, a 27 de setembro. A companhia já apelou ao Sindicato dos Pilotos da British Airways (BALPA) que cancelassem a paralisação, e “retomassem as negociações”.
Num comunicado enviado à agência AFP, a transportadora pede desculpa pelo facto de “a greve ir perturbar, de novo, milhares de planos de viagens” dos passageiros. De forma a evitar situações de constrangimento, a companhia afirma que está a tentar entrar em contacto com todos os passageiros, de forma a procederem ao “reembolso total” ou à marcação “de uma nova reserva numa data alternativa”.
A British Airways afirma ainda que esta é uma forma de dar a escolher aos passageiros se querem “optar por outros destinos ou mudar para outras companhias”.
Os regulamentos estabelecem que se um cliente não for notoficado pela empresa acerca da alteração de voos nos 14 dias anteriores ao dia marcado, a empresa terá que o compensar. Em comunicado, o BALPA disse que a companhia tinha começado a cancelar os voos marcados para o dia da greve, de forma a evitar “compensações”.
O sindicato acrescenta ainda que o tempo entre a greve mais recente e a de dia 27 de setembro foi planeado de forma a dar á companhia tempo para encontrar uma solução para o problema do aumento salarial, que é o que os pilotos reivindicam. Até agora, as duas partes ainda não chegaram a um acordo.
Esta semana mais de 200 mil passageiros, que deveriam seguir nos 1600 voos desmarcados, foram afetados devido à greve que durou dois dias.