Motoristas desafiam Governo. “Não se fecha um sindicato assim”

Motoristas desafiam Governo. “Não se fecha um sindicato assim”


Ministério Público instaurou ação para dissolução do sindicato, mas Pardal Henriques garante que o SNMMP não encerra. E os motoristas esticam a corda com os serviços mínimos.


A próxima paralisação dos motoristas está para breve e, esta semana, o Ministério Público instaurou uma ação de Extinção de Associação Sindical contra o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). Em causa está a legalidade da constituição dos estatutos do sindicato, «designadamente a participação na assembleia constituinte de pelo menos uma pessoa que não é trabalhador por conta de outrem», diz o Ministério Público. 

A pessoa a quem o Ministério Público se refere é Pedro Pardal Henriques, que é advogado do sindicato, nunca foi motorista e já foi vice-presidente da estrutura sindical. 

Ao SOL, Pedro Pardal Henriques garantiu que a possibilidade de extinção do sindicato não está sequer em cima da mesa. «Não se fecha um sindicato assim, quanto muito podem existir irregularidades nos estatutos», disse o advogado. 

Leia aqui a notícia na íntegra