Cada vez que me entrego às tentações de corpo e alma não só se reflete nos jeans que não deslizam tão graciosamente, mas também na pele. E por muito que exista por aí um ou outro creme em que acreditamos piamente, a verdade é que o nutrir de dentro é um excelente aliado não só para a gestão do peso, mas também para uma pele radiante e luminosa. E porque na semana passada falámos de hidratação e porque o verão está poderoso, esta semana vamos fazer por nos mantermos hidratados nutrindo de dentro para fora. O bom do melão é rico em vitamina A e C, importantes para a produção de colágeno e para a prevenção do envelhecimento. Ofereceram-me um de Almeirim, absolutamente delicioso, em que se sente o amor de quem cuida da terra. A receita da semana é supersimples e refrescante: uma sopa fria que pode servir para jantar numa noite quente ou como um pick-me-up de final de tarde.
SOPA FRIA DE MELÃO COM MIRTILOS “CONGELADOS” E PIMENTA-DE-CAIENA
Ingredientes
– ½ melão cortado em cubos, congelados por 30 a 45 m
– 1 pedacinho de gengibre
– Folhas de hortelã ou manjericão
– 1 iogurte grego (opcional)
– Mirtilos frescos e congelados
– Flocos de pimenta-de-caiena
– 1 pepino pequeno sem casca e sementes
– Flor de sal q.b.
– Sumo de ½ lima
Método
Coloque no processador o melão, meio pepino, o gengibre e algumas folhas à escolha. Bata até atingir uma consistência homogénea e adicione uma pitada de sal.
Sirva com mirtilos congelados, pepino picado em cubinhos, folhas de hortelã ou manjericão e um fio generoso de azeite extravirgem.