Instalações das escolas em Lisboa. Três em cada 10 consideradas em “mau” estado

Instalações das escolas em Lisboa. Três em cada 10 consideradas em “mau” estado


Os primeiros resultados do estudo obrigaram ao fecho da Escola Básica Vale de Alcântara e da Escola Básica São Sebastião da Pedreira, no final de março, e a CML a fazer reparações em 29 estabelecimentos de ensino. 


De acordo com um estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), apresentado esta quinta-feira, três em cada dez escolas geridas pela Câmara Municipal de Lisboa apresentam instalações em “mau” estado, citando a agência Lusa.

As inspeções realizadas pelo grupo permitiram recolher informação sobre os estabelecimentos de ensino nos seguintes parâmetros: nível de conservação da estrutura física, nível de conservação dos equipamentos e mobiliário, nível de acessibilidade e estado de conservação global.

55 das 93 escolas de 1.º ciclo e jardins de infância geridos pela autarquia foram avaliadas pelo grupo, visto as restantes encontrarem-se em obras ou terem um projeto de obra. 31 instalações foram consideradas em estado “médio” de conservação e as restantes 17 encontravam-se em “mau” estado. De todas as escolas avaliadas apenas 5 apresentavam instalações em bom estado. Em polos opostos, uma encontrava-se em “excelente” estado e outra em péssimo estado.

A acessibilidade também foi uma dos pontos avaliados e entre as 55 escolas, 19 foram classificadas como “excelentes” e 18 avaliadas com um nível “médio” de acessibilidade. 11 estabelecimentos foram avaliados negativamente e sete apresentaram uma “boa” acessibilidade.

O relatório refere que a maioria das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância apresentavam-se com equipamentos em bom estado – 16 –  ou "médio" estado (22). Nove estavam em "mau" estado, duas em "péssimo" e cinco em "excelente" estado.

"Em termos de equipamentos de recreio, desportivos e mobiliário urbano, observa-se que o uso intenso a que são sujeitos, em particular o equipamento de recreio, e a deficiente escolha de materiais ou de manutenção conduzem a situações de degradação avançada", lê-se no relatório. 

A Escola Básica Rosa Lobato Faria, o Jardim de Infância António José de Almeida e a Escola Básica Vale de Alcântara foram os estabelecimentos que se apresentavam em pior estado de conservação, enquanto o Jardim de Infância de Belém, a Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida e o Jardim de Infância da Horta Nova estavam em melhor estado.

Os primeiros resultados do estudo obrigaram ao fecho da Escola Básica Vale de Alcântara e da Escola Básica São Sebastião da Pedreira, no final de março, e a CML a fazer reparações em 29 estabelecimentos de ensino.