TAP cancela ida à AR devido a “reunião inadiável” com Airbus

TAP cancela ida à AR devido a “reunião inadiável” com Airbus


Reunião surge um dia depois de terem sido revelados vários casos de enjoos nos voos de longo curso nos novos aviões da TAP. Encontro deverá ser reagendado para dia 10 de julho.


A Comissão Executiva do Conselho de Administração da TAP, presidida por Antonoaldo Neves, deveria ter sido ouvida ontem no Parlamento, mas uma “reunião inadiável” com a Airbus fez com que a audição fosse adiada, sabe o i. Esta deverá ser reagendada para 10 de julho, estando a nova data à espera de confirmação por parte da companhia aérea, apurou o i.

Este órgão tinha sido chamado pelo Bloco de Esquerda à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, com o objetivo de esclarecer a situação financeira da companhia aérea portuguesa. Esta audição surge no seguimento da divulgação dos prémios milionários pagos pela TAP aos seus administradores. Como o i noticiou no início do mês, a operadora pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas. Os prémios variaram entre os 10 mil e os 110 mil euros – Por exemplo, o administrador da companhia aérea Abílio Martins, ex-braço direito de Zeinal Bava na PT e na Oi, recebeu o prémio máximo.

Recorde-se que, no ano passado, a TAP registou prejuízos de 118 milhões de euros. “O ano de 2018 foi difícil para a TAP quer em termos operacionais, quer em termos económicos e financeiros”, chegou a admitir o presidente do conselho de administração da TAP, Miguel Frasquilho, que, em comunicado, disse que “se opunha em absoluto à atribuição dos prémios”.

Também a própria compra da TAP deverá estar em cima da mesa no Parlamento. Tal como o SOL avançou Neeleman conseguiu em 2015, com a troca da encomenda de 12 aviões A350, cujo valor da pré-encomenda já tinha sido pago pela companhia portuguesa, por outra de meia centena de aviões dos modelos A320 neo e A330 neo encaixar 70 milhões de euros dados pela Airbus, uma espécie de pagamento por custo de oportunidade, dado que o fabricante de aviões teria clientes para os A350 que iriam pagar mais do que o valor pelo qual a TAP tinha opção de compra.

O estranho caso dos enjoos Esta reunião com a Airbus surge um dia depois de ter sido revelado o alegado mistério dos enjoos nos voos da TAP. Vários passageiros e tripulantes que faziam viagens de longo curso nos A330-900neo – aeronaves novas fabricadas pela Airbus – queixaram-se de enjoos, má disposição e vómitos. Segundo confirmou ao i Luciana Passo, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), o primeiro caso foi registado em fevereiro – ao todo, já foram contabilizadas situações em 14 voos.

Tripulantes da TAP ouvidos pelo i dizem que alguns “já vão voar com medo” e que são os supervisores das equipas que estão a dar o alerta sobre o que devem fazer: “Se sentirmos um cheiro a queimado ou mais intenso, devemos avisar logo”.

Em comunicado, a TAP garantiu que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”, admitindo, no entanto, que foram “detetados alguns odores provenientes do equipamento de ar condicionado”, explicando que este “é um fato considerado normal em aeronaves novas e que desaparece logo após as primeiras utilizações”.

“Todas as análises feitas pela Airbus com o apoio de laboratórios independentes indicam que os parâmetros de qualidade do ar estão dentro do normal na indústria”, refere a companhia aérea, acrescentando ainda que os testes realizados tanto pela TAP como pela Airbus não permitem estabelecer “qualquer correlação entre estes episódios e uma hipotética, mas não demonstrada, deficiência na circulação e renovação de ar”.

A TAP foi a primeira companhia aérea do mundo a voar com o A330-900neo. A operadora já tem uma dezena destes modelos e irá receber outros 11.