O metro de Lisboa está a retirar bancos em algumas carruagens para aumentar o espaço disponível nas composições. O objetivo é transportar um maior número de passageiros, incluindo os que viajam com volumes, avança o jornal ECO.
De acordo com fonte da empresa, citada pelo mesmo jornal, o modela encontra-se instalado em duas unidades triplas do metro, mas a transportadora pretende alargar o mesmo a dez unidades triplas, num total de 30 carruagens.
“Presentemente, encontram-se em serviço de exploração duas Unidades Triplas (3 + 3 carruagens) em que foram retirados alguns bancos para criação de um espaço multiusos. Este espaço pode ser utilizado para transporte de crianças em cadeirinhas de bebé e/ou transporte de volumes, situação cada vez mais habitual. Está previsto criar esse espaço multiusos em mais 10 Unidades Triplas (30 carruagens)”, explicou a mesma fonte.
O Metro de Lisboa estima que este modelo aumente em cerca de 2% a sua capacidade, podendo ser transportados mais dez passageiros por unidade tripla.
Recorde-se que a empresa já tinha optado por aumentar a velocidade média dos comboios para responder à procura, já que também foi implementado recentemente o passe único. Entre as mudanças estava também o lançamento de um concurso público para renovar os mostradores dos tempos de espera das estações e preparar o avanço das obras em Arroios e no Areeiro.