Esculturas de Gonçalo Jardim expostas em Espanha

Esculturas de Gonçalo Jardim expostas em Espanha


Escultor português tem as suas obras expostas no Museu de Badajoz, em Espanha.


Gonçalo Jardim, artista natural de Lisboa e residente em Évora, apresenta, a partir de quinta-feira, a sua exposição “De re metallica”, em Badajoz, Espanha.

As obras, que já estiveram em exposição em Évora, são "esculturas em ferro fortemente marcadas pelas obsessões do autor e em forte relação com as suas envolventes afetivas", como indicou o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), citado pelo jornal Diário de Notícias.

A exposição estará presente no Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), em Badajoz, até 30 de setembro.

“De re metallica” tem a curadoria de Manuel Costa Cabral e José Alberto Ferreira e engloba obras de Gonçalo Jardim desde os anos 90 até aos dias de hoje. "Estruturas de pássaros, asas e crânios, barcos e outros volumes, todos surgem de uma profusão de planos reconhecíveis, com ligações que evocam ritmos no espaço, relações de familiaridade e pertença ao mundo natural como ao mundo dos afetos do escultor", disse a fundação.

A FEA destaca a importância desta parceria entre as identidades de Espanha e Portugal, de forma a existir um “aprofundamento do diálogo e da cooperação transfronteiriços".