GIPS da GNR “sem botas nem mangueiras”? Força de segurança desmente

GIPS da GNR “sem botas nem mangueiras”? Força de segurança desmente


Na sequência de uma noticia divulgada hoje pelo Correio da manhã a GNR divulgou um comunicado para esclarecer os factos mencionados.


O Correio da Manhã divulgou esta sexta-feira uma noticia em que afirma que os militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) se encontram “sem botas nem mangueiras”. Num comunicado divulgado à comunicação social, a GNR esclarece que o conteúdo da noticia “não corresponde à verdade, uma vez que todos os militares afectos ao GIPS dispõem dos equipamentos de protecção individual necessários ao cumprimento das missões atribuídas à sua especialidade, o mesmo se aplicando em relação a outros tipos de equipamentos.”.

A força de segurança sublinha que só adquiriu novos equipamentos por fazerem “parte de um plano de aquisição, por antecipação, face ao natural e previsível desgaste de materiais e equipamentos” e não para combater lacunas do presente.

A GNR justifica ainda que "o GIPS contempla na sua orgânica 40 Centros de Meios Aéreos, os quais possuem o mobiliário indispensável para o emprego funcional dos seus recursos. Ainda assim, no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna, está prevista a aquisição de novo mobiliário, para se proceder à sua substituição, de acordo com as necessidades".