“A situação da seca atenuou” com as chuvas de abril, revela Matos Fernandes

“A situação da seca atenuou” com as chuvas de abril, revela Matos Fernandes


No entanto, Matos Fernandes disse que apesar de a situação estar a normalizar que o cenário ainda é preocupante


A situação de seca que o país tem atravessado durante os últimos meses foi amenizada com as chuvas de abril, revelou esta quarta-feira o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O ministro revelou que o mês de abril “foi dos mais chuvosos do século". "A chuva esteve 150% acima do normal e por isso a situação de seca atenuou-se bastante em Portugal ao longo deste mês”, disse já no fim da reunião da Comissão Permanente de Prevenção e Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca – que serve para fazer o balanço e acompanhar o panorama da seca em Portugal. 

Matos Fernandes revelou também que o nível de água nas albufeiras também aumentou "Das 10 albufeiras com menos de 40% de água, que é um valor considerado preocupante, agora são apenas seis” que se encontram nessa situação, adiantou.

No entanto, Matos Fernandes deixou o aviso de que a situação não está normalizada e que ainda é preciso estar atento: “Sabemos que vem o verão e que haverá menos água, mas temos de ter presente que poupar água é a única medida de longo prazo que existe".