A violência doméstica é uma grande tragédia que assinalamos com o luto nacional”

A violência doméstica é uma grande tragédia que assinalamos com o luto nacional”


Esta quinta-feira o país assinala um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica


António Costa defendeu esta quinta-feira que a violência tem de ter um fim e relembrou que esse é um desafio coletivo da sociedade.

“A violência tem de ter fim e este é um desafio coletivo de toda a sociedade e de cada um de nós. Evocar as vítimas é começar a agir”, começou por escrever o primeiro-ministro, através do Twitter, no dia em que o país assinada luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.

"As grandes tragédias exigem-nos a partilha da dor coletiva pelo luto da Nação. A violência doméstica é uma grande tragédia que assinalamos com o luto nacional, evocando na perda das vidas e no sofrimento das vítimas, que não aceitamos viver numa sociedade que silencia e ignora”, acrescentou.

Depois do debate quinzenal, na Assembleia da República, António Costa vai participar  numa reunião de trabalho do Governo com a comissão técnica multidisciplinar para a melhoria da prevenção e combate à violência doméstica.

Mais tarde, no Palácio da Paz, em Lisboa, o primeiro-ministro falará numa cerimónia pública de assinatura de protocolos para o reforço dos gabinetes de atendimento a vítimas de violência de género.