Mais de metade das queixas de saúde dizem respeito ao setor privado

Mais de metade das queixas de saúde dizem respeito ao setor privado


No total, foram recebidas cerca de 2.500 queixas sobre este setor 


Em 2018, cerca de 60% das queixas ou reclamações feitas à Associação de Defesa do Consumidor, DECO, sobre o serviço de saúde dizem respeito ao setor privado. No total, foram recebidas cerca de 2.500 queixas. 

No entanto, este número não é novo uma vez que se têm verificado nos últimos três anos. Segundo a jurista da DECO, estas reclamações incidem no tempo de espera das urgências, na qualidade do serviço e no atendimento. “Verificamos que ainda existe uma grande dificuldade no reconhecimento e exercício dos direitos por parte dos consumidores, nomeadamente no que concerne ao direito a reclamar”, disse em declarações à Lusa. 

Ainda assim, explica que este não faz parte dos setores com maiores dificuldades, mas dá a conhecer a nova campanha: “Saúde a quem tem direito”, que se destina a todos os utentes. “O objetivo é dar aos consumidores conhecimento sobre os seus direitos enquanto utentes de saúde, permitindo um exercício mais pleno e um comportamento mais esclarecido no sistema de saúde”, explicou.