Os portugueses deram nota positiva aos hospitais, mas segundo um estudo da Deco feito em conjunto com investigadores da Faculdade de Medicina, existem alguns aspetos que ainda têm de ser melhorados: o tempo de espera, as ofertas alimentares e a comunicação.
Segundo Teresa Rodrigues da Deco, os entrevistados descrevem as suas experiências com os hospitais como “muito positivas”, falando ainda em bom atendimento que “não foi exclusivo dos privados”.
O estudo revela ainda que os portugueses acham que o tempo de espera entre o atendimento e o controlo dos sintomas deve ser melhorado. A dificuldade em contactar os hospitais através do telefone ou email é outro ponto que os utentes se queixam. E, por fim, os utentes queixam-se da comida quando estão internados nas unidades hospitalares.
Este estudo teve como objetivo explorar a experiência dos utentes nos hospitais. Para isso foram feitas 1.723 entrevistas, sendo que a Deco conseguiu reunir informação de 42 hospitais – cinco dos pais pertenciam ao privado – espalhados por todo o país.