Venezuela. Reino Unido declara apoio ao Juan Guaidó

Venezuela. Reino Unido declara apoio ao Juan Guaidó


Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico afirma que “este regime já causou sofrimento inimaginável ao povo” venezuelano


O Reino Unido juntou-se aos países que apoiam Juan Guaidó, o presidente da Assembleia Nacional venezuelana que esta quarta-feira se autoproclamou presidente interino da Venezuela.

“É claro que Nicolás Maduro não é o legítimo líder da Venezuela”, afirmou Jeremy Hunt, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, no final de uma reunião com o vice-presidente e com o secretário de Estado norte-americanos, Mike Pence e Mike Pompeo.

Para Hunt, “as eleições de 20 de maio foram profundamente falhadas”, referindo-se à falta de privacidade nas cabines de voto, à irregularidades na contagem e à interdição de participação da oposição no sufrágio.

“O Reino Unido acredita que Juan Guaido é a pessoa certa para levar a Venezuela para a frente”, reforçou ainda o ministro britânico. E deixou um apelo à população britânica: “Para quem no Reino Unido pensa que a Venezuela é um exemplo, pensa que nós deveríamos adotar a política do descredibilizado regime de Maduro, deve olhar para a televisão e pensar novamente. Este regime já causou sofrimento inimaginável ao seu povo”.

Também Theresa May já tinha anunciado o seu apoio à “Assembleia Nacional democraticamente eleita, com Juan Guaidó como o seu presidente”.

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana e líder da oposição autoproclamou-se presidente interino da Venezuela, esta quarta-feira, num desafio à liderança de Nicolás Maduro. Recorde que Maduro tomou posse no passado dia 10 de janeiro.