Nutella vai ter concorrência de marca que não usa óleo de palma

Nutella vai ter concorrência de marca que não usa óleo de palma


Creme de chocolate da Barilla não vai ter óleo de palma


A Nutella, da empresa familiar italiana, Ferrero é a líder incontestada do mercado de cremes de chocolate para barrar. A segunda opção mais popular é o Cokokrem, da Yildiz Holding, da Turquia e tem apenas 2% do mercado.

Mas nem tudo é perfeito no mundo do creme de chocolate e avelã da Ferrero, a mesma marca que nos dá os Kinder e os Ferrero Rocher. A utilização de óleo de palma na receita de Nutella tem levantado preocupações, pois este ingrediente pode ter consequências, a médio-longo prazo, para a saúde dos consumidores.

A preocupação, que já tem uns anos, foi abordada pela marca italiana com uma campanha publicitária, lançada em 2016, onde a Ferrero garantia que o uso do óleo de palma era seguro quando refinado a uma temperatura exata, e que a empresa só comprava o ingrediente a plantações sustentáveis.

Problema resolvido, assim terá pensado a Ferrero. Mas agora surge a Barilla, marca de vários tipos de massa à venda em Portugal, que promete um creme de chocolate capaz de concorrer com a Nutella com a mais-valia de tirar o óleo de palma da equação, já que o seu Crema Pan di Stelle é produzido antes com óleo de girassol, segundo a Reuters.

Além disso, a Barilla aposta também na redução do açúcar, o seu produto terá menos 10% de açúcar. O novo creme de chocolate para barrar estará disponível nas prateleiras dos supermercados italianos já em janeiro. Haverá caminho para a internacionalização, mas não se sabe ainda quando é que o produto chegará a Portugal.