Uma empresa de brinquedos pró-Trump lançou um novo puzzle, semelhante aos famosos Lego, que convida as crianças a construir o muro que divide os Estados Unidos do México. O “Build the Wall” (em português “Constrói o Muro”), criado pela empresa Keep and Bear’s “MAGA” está a criar polémica.
A caixa é ilustrada com um muro cinzento, estando no fundo um boneco com um sombrero, representando a cultura mexicana. As crianças podem utilizar as 101 peças para evitar que “uma multidão de 10 mil migrantes da América Central está em marcha pelo México em direção a El Paso, Texas”, como se lê na caixa.
“Nós percebemos o porquê dele quererem fugir das Honduras e viver e trabalha na América. Afinal, nós somos a melhor nação à face da Terra. Tendo em conta os interesses da segurança nacional, no entanto, não podemos permitir que mais ninguém ultrapasse as nossas fronteiras. Enquanto há pessoas boas a tentar entrar na nossa nação, também há alguns gangs, crimes e terroristas”, escreve a companhia no website. A empresa incentiva assim as crianças a construir o muro “que irá manter a América segura e forte”.
New #MAGA building blocks (which look a lot like Legos) urge kids to ‘Build the Wall’. And as racist as this is to some–please know there are plenty of parents in America who will see this and buy it for their kid. 🤨https://t.co/xwtxXOd4qP
— Jasmyne Cannick (@Jasmyne) 14 de novembro de 2018
Christmas Gifts: ‘MAGA Blocks’ Teach Young People How To Build The Wall https://t.co/vVFuUjBfzR pic.twitter.com/By2TyizjA5
— Chuck Woolery (@chuckwoolery) 14 de novembro de 2018
O brinquedo só estará disponível para venda a 23 de novembro, mas a polémica já se instalou nas redes sociais.
A empresa é assumidamente pró-Trump tendo criando um departamento de brinquedos apelidado “MAGA” (Make America Great Again, o slogan de Donald Trump durante a camapanha) onde publicou figuras semelhantes aos Lego do Presidente Trump e Hillary Clinton, onde a oponente de Trump vestia um macacão laranja, representando a vestimenta da prisão, numa edição limitada de um brinquedo chamado “Trump manda Hillary para a prisão”.