Liga espanhola. O pior dos melhores e uma nova estrela portuguesa

Liga espanhola. O pior dos melhores e uma nova estrela portuguesa


Real Madrid e Barcelona caíram com estrondo na última jornada: os merengues foram esmagados por um Sevilha guiado pelo internacional português André Silva enquanto os catalães foram surpreendidos pelo último classificado


A transferência de Cristiano Ronaldo de Espanha para Itália fez desviar todas as atenções da La Liga para a Serie A. Com uma ressalva: os maiores fãs do internacional português não perdem uma oportunidade para lembrar, em cada derrota do Real Madrid, a relevância do capitão das Quinas. Por essa razão, e embora sem o craque português em ação, a Liga espanhola conseguiu, esta quarta-feira, chamar a si todas as atenções. Porém, o destaque daquela noite não foi só para os blancos. Em causa estão as duas derrotas dos principais candidatos ao título em solo espanhol, Real Madrid e Barcelona, na 6.ª jornada do campeonato.

Ora, muito resumidamente, e antes de chegarmos à nova estrela do principal escalão de futebol do país vizinho, que, por sinal, também é portuguesa, vamos recuperar o filme dos jogos.

Messi e companhia deslocaram-se até ao reduto do modesto Leganés, então último classificado na tabela (com apenas um ponto), para saírem derrotados por 2-1. Dias antes, a formação blaugrana tinha empatado a duas bolas, em casa, com o Girona.

A surpresa, todavia, não ficaria pelo Estádio Municipal de Butarque já que, momentos depois, os merengues perdiam a oportunidade de atacarem a liderança isolada do campeonato, com um valente tropeção em Sevilha. É, aliás, neste plantel, liderado pelo técnico espanhol Pablo Machín, que mora o compatriota de CR7 que está a fazer as delícias dos adeptos do clube da Andaluzia: André Silva.

Recorde-se que, tal como o Barça, os comandados de Lopetegui já tinham registado um empate, mas à passagem da 4.ª ronda, no terreno do Bilbau. Desta forma, Barcelona e Real Madrid continuam empatados na liderança da prova, ambos com 13 pontos (resultado de quatro vitórias, um empate e uma derrota), depois de uma noite que reuniu o pior dos dois principais clubes da prova espanhola.

bis torna silva o melhor marcador da prova Ainda os adeptos do Santiago Bernabéu troçavam do resultado do Barça, inundando as redes com vídeos e fotografias, quando se começaram a endireitar nas bancadas do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán. E tudo por causa do português, que, em cinco minutos, deixou o clube andaluz a vencer por 2-0. O ex-FC Porto André Silva não só mostrou o caminho da vitória, inaugurando o marcador aos 17 minutos, como, aos 21’, aumentou a vantagem da equipa da casa. Ainda na primeira metade, o francês Wissam Ben Yedder (39’) selou o resultado final (3-0). 

Com o bis, o ponta de lança somou o seu sexto golo na prova, no mesmo número de jogos, e lidera a lista de melhores marcadores. Aos 22 anos, o jovem formado no dragão mostra-se ao mais alto nível depois de não ter conseguido afirmar-se no futebol italiano na época transata, em que atuou ao serviço do AC Milan. Para se ter uma ideia, o internacional português está a apenas quatro golos de igualar o seu registo de 2017/18, época em que assinou 10 golos em… 40 jogos. 

Recorde-se que André Silva deu que falar no mercado de verão de 2017 depois de os rossoneri terem desembolsado 38 milhões de euros pelo atleta do FC Porto. Entretanto, no final da sua temporada de estreia na Serie A, soube-se que a saída do jogador, a título de empréstimo, foi um desejo e uma decisão do próprio jovem luso. 

Gennaro Gattuso, treinador do AC Milan, comentou, à data, o caso André Silva, admitindo que não estava nos seus planos deixar de contar com o ponta de lança. “Não queríamos que o André Silva partisse, mas ele quis sair a todo o custo. E, quando um jogador pede para sair, a decisão certa é deixá-lo ir”, lamentou.

 

Imprensa rendida ao português

Ainda pode ser cedo para comparações visto que André Silva só aterrou em Sevilha há pouco mais de um mês, mas, na imprensa internacional, já há quem coloque André Silva como o herdeiro de Cristiano Ronaldo. Na manchete de o “O jornal Estado Deportivo” lê-se o título The Best, com o avançado português em grande plano: “O melhor Sevilha da temporada” que “humilhou” o atual campeão europeu, o Real, de Lopetegui.

Por sua vez, o jornal “Marca” diz que André Silva foi “uma das melhores contratações do Sevilha esta temporada”, descrevendo o avançado como o “protegido de Cristiano Ronaldo”. O ‘show’ do ex-jogador do AC Milan também não passou despercebido à imprensa italiana, que sublinhou o rendimento incrível do português em solo espanhol. “Em Espanha estão a conhecer um novo André Silva. O avançado do Milan, que se esforçou com a camisola dos rossoneri na Serie A, parece totalmente transformado. O português leva já números assustadores: seis golos em cinco jogos. O Milan já se sentirá arrependido?”, pergunta o portal “Calcio”. “André Silva abate o Real Madrid. O ex-milanista levou o Sevilha a uma clara vitória sobre os campeões europeus. Sexto golo de André Silva, que conquista a liderança isolada dos melhores marcadores”, pode ler-se no “Corriere dello Sport”.

O jovem avançado confirmou, no fim do jogo, sentir que está num “bom momento”. “Quero agradecer aos meus companheiros e treinador, mas o importante é a equipa ganhar e não os golos que faço”, reforçou o internacional português.

O Sevilha, que havia perdido na jornada 3 e 4 da prova, com o Bétis e Getafe, respetivamente, soma agora 10 pontos, estando a três dos líderes.