O Jardim Zoológico de Lisboa festeja o nascimento de uma fêmea de órix-de-cimitarra. A cria nasceu a 19 de julho e vai integrar a família que é constituída por dois machos e três fêmeas.
A espécie órix-de-cimatarra já só vive em ambientes protegidos e vedadas, “nomeadamente na Tunísia, Senegal e Marrocos, sob cuidados humanos e sob programas de reintrodução a longo prazo”, explica o Jardim Zoológico em comunicado.
A cria, que agora pesa cerca de 20 quilogramas, possui pequenos cornos que, no estado adulto, podem atingir os 1,20 metros de comprimentos. A pequena órix-de-cimitarra já foi a protagonista de um vídeo publicado pelo Jardim Zoológico onde se pode ver a mãe a tratar da cria enquanto ela dá os primeiros passos.
“O nascimento de mais um exemplar desta espécie representa um momento muito especial para o Zoo, uma vez que estes animais travam uma grande batalha contra a sua extinção. A caça, a seca e a desertificação das zonas áridas e desertas do Norte de África, contribuem em larga medida para este facto. É um orgulho podermos cooperar na sua reprodução e conservação”, disse José Dias Ferreira, curador de mamíferos do Jardim Zoológico.