Cortes de papel. Por que é que doem tanto?

Cortes de papel. Por que é que doem tanto?


Há uma explicação lógica…


Os perigos de um corte provocado por uma folha de papel não são tão simples como pensamos, e a dor provocada por estes é quase astronómica. O papel pode cortar superfícies feitas de madeira e plástico, além da pele, com facilidade. Mas afinal, por que é que um corte de papel dói tanto?

De acordo com um artigo do Business Insider, quando nos cortamos nas mãos e nos dedos, a dor que é causada por estes cortes é deve-se ao facto de ser uma zona bastante irrigada de nervos muito sensíveis. Os nervos enviam sinais de dor ao nosso cérebro.

Além disso, estes cortes não são feitos por superfícies lisas: se analisar as bordas de uma folha num microscópio, consegue ver se que esta parece quase como “os dentes de um tubarão”. Daí, um corte de papel conseguir deixar tudo um pouco sujo e esta superfície irregular também contribuí para uma mair dor.

Por último, o papel é feito de madeira e químicos, que podem ficar instalados na nossa pele, podendo causar infeções, ou seja, mais dor.

O Business Insider deixa algumas dicas para este tipo de acidentes: lavar sempre a ferida depois do corte e colocar um penso rápido.