Deco apresenta queixa ao regulador da aviação por “prática comercial desleal” da Ryanair

Deco apresenta queixa ao regulador da aviação por “prática comercial desleal” da Ryanair


“Esta conduta, na nossa perspetiva, configura uma prática comercial desleal”


“Por considerarmos que havia uma prática comercial desleal, denunciámos a situação junto da ANAC, que é, não só, o organismo nacional de execução no que diz respeito ao cumprimento do regulamento comunitário, como tem também competências de fiscalização perante práticas comerciais desleais”, afirmou hoje em declarações à agência Lusa a jurista da Deco, Rosário Tereso, sublinhando ainda que a Deco vai “contactar a Ryanair para mostrar as preocupações”.

Em causa está o facto de a Deco ter verificado que, “já após o pré-aviso de greve, a Ryanair continuou a vender bilhetes ocultando informação que seria essencial sobre esse mesmo pré-aviso de greve”, explicou a mesma responsável.

“Esta conduta, na nossa perspetiva, configura uma prática comercial desleal porque a empresa omitiu uma informação essencial aos passageiros, podendo eles ter conseguido evitar uma decisão de compra de bilhete que não teriam tomado caso tivessem sido informados atempadamente”, reiterou a jurista.

Recorde-se que, nos próximos dias 25 e 26 de julho os trabalhadores de cabine marcaram uma greve europeia, que vai afetar voos em Espanha, Portugal, Itália e Bélgica.

Os funcionários da companhia aérea exigem que esta passe a respeitar os direitos dos trabalhadores em cada país em que opera e que reconheça os representantes sindicais eleitos.

Segundo a jurista da Deco, perante este tipo de prática, a Ryanair terá de indemnizar os passageiros que o solicitarem.