Durante o dia de hoje, a GNR fez novas buscas domiciliárias no âmbito da investigação às agressões ocorridas em maio na Academia de Futebol do Sporting, em Alcochete. Segundo a “Lusa”, os militares, auxiliados pela PSP, detiveram pelo menos mais seis arguidos.
Entre as detenções há uma cara conhecida: Fernando Mendes, antigo líder da Juve Leo, foi detido por suspeitas de ter dirigido o ataque levado a cabo por um grupo de cerca de 50 pessoas. Atualmente há 27 pessoas em prisão preventiva.
Os detidos vão passar a noite no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), em Moscavide, sendo amanhã ouvidos no Tribunal do Barreiro.
Recorde-se que, depois do dia da invasão, esta não foi a primeira operação relacionada com a investigação. No dia 5 de junho a GNR já tinha detido outras quatro pessoas.
No dia do ataque, o grupo de adeptos encapuzados agrediu jogadores, o antigo treinador do Sporting, Jorge Jesus, e ainda membros do staff da Academia.
São vários os crimes pelos quais os arguidos agora detidos estão indiciados: sequestro, ofensa à integridade física qualificada, introdução em lugar vedado ao público, dano com violência, terrorismo, resistência e coação sobre funcionário, entre outros.
Sporting em crise
O ataque de 15 de maio foi, de resto, uma das causas da crise que tem abalado o Sporting nos últimos meses. Logo após o ataque, que o à época presidente Bruno de Carvalho qualificou de “chato”, vários jogadores e treinador rescindiram contrato com a equipa por divergências com o antigo presidente.
No capítulo seguinte, Bruno de Carvalho foi destituído por 71% dos sócios em assembleia geral depois de cinco anos e três meses à frente da presidência. Agora, o Sporting CP prepara-se para eleições, marcadas para o início de setembro.
Entre os candidatos está o antigo presidente Bruno de Carvalho que, depois de ter reiterado que não se recandidataria se fosse destituído, anunciou este sábado, num direto no Facebook, que iria apresentar a sua candidatura. Entretanto, Bruno de Carvalho marcou uma conferência de imprensa para quarta feira.
Falta ainda um mês para o fim do prazo de apresentação de candidaturas, mas além de Bruno de Carvalho existem já outros quatro candidatos: o médico Frederico Varandas, o empresário multifacetado Fernando Tavares Pereira, o gestor Pedro Madeira Rodrigues e o advogado Dias Ferreira.