Videoárbitro vai ter categoria de arbitragem própria

Videoárbitro vai ter categoria de arbitragem própria


Com esta nova modalidade, os antigos árbitros vão poder ser incluídos


No Regulamento de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, publicado esta quarta-feira, foi introduzida uma nova categoria destinada ao videoárbitro (VAR). Para esta categoria poderão ser chamados os árbitros que apitam competições nacionais, assim como os antigos árbitros que tenham deixado a arbitragem nos últimos três anos.

Segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o VAR passa a ser algo que pode ser desempenhado pelos "20 árbitros da categoria principal, agora denominados C1 Pro, bem como os 10 árbitros que fazem parte da categoria C1" – C1 é a categoria de arbitragem dos campeonatos nacionais –, incluindo também "antigos árbitros na categoria C1 Pro (ou C1 se tiverem obtido a jubilação até 30 de junho de 2018)" desde que "tenham obtido a jubilação há menos de três anos".

A esta lista de novidades acrescenta-se também a medida que vai permitir "ter alguns elementos que exercerão a função [de VAR] em exclusivo", mas que continuarão a receber a formação de árbitros de campo.

A categoria de árbitro estagiário é excluída nesta nova regulamentação.