Mais de 37 mil peregrinos este fim de semana em Fátima

Mais de 37 mil peregrinos este fim de semana em Fátima


As celebrações das aparições de Nossa Senhora de Fátima celebram-se este fim de semana e ainda há muitos peregrinos a caminho


Para a celebração dos 101 anos das aparições de 13 de maio, o Santuário de Fátima espera receber cerca de 37 mil peregrinos, segundo os números do Movimento da Mensagem de Fátima, mais de 2000 do que o número esperado na passada quinta-feira.

"Tanto do norte como do sul, contabilizámos mais peregrinos do que os esperados para estes últimos dias", disse o padre Manuel Antunes aos jornalistas. "Do último périplo que fizemos pela estrada, verificámos também que os grupos estão muito bem organizados e a viver intensamente o caminho até à Cova da Iria", acrescentou.

Também Carmo Rodeia, diretora do gabinete de comunicação do Santuário, confirma que "o número é um pouco superior àquilo que foi a perceção durante a última semana". Na passada terça-feira tinha sido anunciado que cerca de 35 mil peregrinos se dirigiam a pé em direção a Fátima.

Segundo dados avançados pelo Santuário de Fátima, estão inscritos 148 grupos de peregrinos organizados oriundos de 26 países, num total de 9000 peregrinos.

Na manhã deste sábado, a GNR fez um apelo aos automobilistas para que tenham atenção aos peregrinos nas estradas. "Neste momento, ainda temos muitos peregrinos a pé a dirigirem-se para Fátima, nomeadamente da zona sul, vindos da estrada de Minde e de Torres Novas, pelo que aconselhamos os condutores a tomarem precauções redobradas, diminuírem a sua velocidade e terem em conta que ainda existem grupos grandes" a caminho, disse o comandante do Destacamento de Tomar, Carlos Canatário.

"No dia 12 de manhã há existe muito movimento em torno do Santuário de Fátima e continuamos a verificar nos principais eixos de aproximação ainda muita gente a chegar. Estamos a antever que, efetivamente esteja muita gente em Fátima hoje [sábado] e amanhã [domingo]", acrescentou.

As celebrações dos 101 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria começam este sábado, pelas 18h30, com a cerimónia na capelinha, e, pelas 21h, realiza-se a celebração do terço seguido da procissão das velas e a missa. No domingo, dia 13, a celebrações começam pelas 10h com a missa, a bênção dos doentes e a "procissão do adeus".

A peregrinação internacional é este ano presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong e tem como tema "Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima"