Consumidores portugueses confiantes na melhoria da situação económica do país

Consumidores portugueses confiantes na melhoria da situação económica do país


Segundo um estudo do IPAM, os inquiridos prevêem que este ano deverá manter-se a tendência positiva do ano anterior. 


Os consumidores portugueses acreditam que a sua situação económica e financeira é tendencialmente melhor do que em 2017. A conclusão é de um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre os hábitos de consumo dos portugueses no último ano e a sua evolução para 2019, feito com base num inquérito.

Os inquiridos prevêem que este ano deverá manter-se a tendência positiva do ano anterior. A maioria acredita ainda que irá conseguir preservar a sua situação atual de consumo.

Segundo o estudo, 68% dos 450 inquiridos diz que a situação financeira do agregado familiar vai manter-se, depois da melhoria em 2017, e 74% considera que o seu poder de compra também não vai ser alterado.

No futuro, 49% dos inquiridos considera que a situação irá melhorar, enquanto 48% pensa que se irá manter. Apenas 3% acredita que a situação irá piorar.

Relativamente ao rendimento disponível, o estudo conclui que 46% dos inquiridos obteve um aumento do rendimento em 2017 face ao ano anterior. Como justificação para o aumento do orçamento disponível, 35% dos inquiridos destacou a integração no mercado de trabalho de um elemento do agregado familiar.

No caso da população que teve uma diminuição do orçamento disponível, para 33% dos inquiridos deveu-se a uma redução salarial e para 67% a uma situação de desemprego no agregado familiar.

Através da análise dos dados, o IPAM “acredita ser possível afirmar, independentemente de algumas mudanças nas condições de vida dos consumidores, houve uma adaptação à situação de crise e uma mudança profunda de comportamentos com impacto na perceção de qualidade de vida”.