Chegou dezembro; oficialmente, a silly season está aberta e, com ela, ficamos mais relaxados e condescendentes, eu diria até demais. O Natal assumido como o período de fartança, com grandes exageros e sem medida. O ano foi incrível: portámo-nos bem, fizemos exercício, comemos o mais saudável possível sempre que pudemos e sentimo-nos bem quando o fizemos. Eu sei que não foi sempre – bolas, somos humanos. Mas não vamos agora deixar a temporada de férias descarrilar todo o trabalho árduo! E com isto não estou a dizer que não devemos comer isto ou aquilo – vamos comer os pratos mais calóricos e desfrutar daqueles momentos em família que são tão bons, concordam? Mas não precisamos de enfardar goela abaixo tudo o que encontramos e culpar as Festas.
Hoje proponho uma sopa desintoxicante de ervilhas. Alguns dos conhecidos benefícios das ervilhas são:
• Ajuda na formação dos ossos
• Fornece energia para praticar exercício físico
• Ajuda o processo de cicatrização
• Previne o envelhecimento precoce
• Controla o colesterol
• Aumenta a absorção de cálcio
• Melhora o funcionamento do sistema nervoso
• Diminui o nível de açúcar no sangue
Como são um vegetal pouco calórico, vão ajudá-lo a perder peso ou evitar o seu aumento. Contêm também uma alta taxa de antioxidantes.
Esta receita rende 6 porções e é ideal para manter no frio para quando mais precisar.
Sopa Detox
Ingredientes
– 400 g ervilhas verdes partidas, demolhadas na véspera
– 2 cenouras descascadas e cortadas às rodelas
– 1 cebola grosseiramente picada
– 2 copos de espinafres
– 1 ou 2 dentes de alho
– 1 dedo de gengibre
– 1 mão-cheia de coentros
– 1 colher de chá de curcuma
– 2 colheres de sopa de azeite
– 500 ml de caldo orgânico
– 500 ml de água (opcional)
– 1 lima
– Sal dos Himalaias
– Pimenta-preta do moinho
Método
Numa panela coloque o azeite juntamente com os legumes todos. Tempere com sal, pimenta e a curcuma. Deixe os legumes suarem e envolva para tomarem gosto. Refresque com sumo de ½ lima e algumas folhas de coentros – o aroma é absolutamente delicioso. Coloque a água e deixe cozinhar por 15 m ou até a água evaporar. Acrescente o caldo e deixe cozinhar por mais 15 m. Retire do lume e reduza a puré. Ajuste de água ou caldo se necessário. Eu gosto das minhas sopas espessas, por isso deixo sempre o mínimo de água. Coloque algumas folhas de coentros e lima fatiada para dar aquele toque de exuberância. Sirva quentinha.
Chef Sílvia Ferreira-Campos