Dez empresas portuguesas distinguidas como as ‘mais inspiradoras da Europa’

Dez empresas portuguesas distinguidas como as ‘mais inspiradoras da Europa’


Entre as mil empresas eleitas como as mais inspiradoras da Europa estão dez pequenas e médias empresas (PME´s) portuguesas. 


Três destas empresas portuguesas conseguem repetir o resultado obtido em 2016: a Carvalhos, a Iguarivarius e a Vision-Box.  

A iniciativa da London Stock Exchange (LSE) destina-se a premiar as PME´s que registaram maior crescimento nos últimos anos e que, por essa razão, constituem um exemplo de inspiração no panorama europeu.

No relatório de 2017 constam as seguintes companhias portuguesas: a Carvalhos (couros); a Elastron (têxteis), Germano de Sousa – Centro de Medicina Laboratorial (análises clínicas); a Lusiaves (indústria alimentar);  a Socém (indústria); a Sovena (alimentação e agricultura); a Vector Mais (design); a  WIT Software (tecnologia); a Iguarivarius (indústria agroalimentar) e a Vision-Box (tecnologia de segurança).

Alexandre Cavalleri, CEO da Iguarivarius, considera que 'este prémio atribuído à Iguarivarius significa um reconhecimento da sua história de sucesso', nomeadamente por ser considerada uma das maiores empresas exportadoras de produtos alimentares portugueses. Segundo dados da companhia, no último ano a Iguarivarius registou um crescimento de 47,3% do volume de negócios, superando 86 milhões de euros, o que significou um crescimento de 64,1% em comparação com o ano de 2015.

A distinção da LSE foi assinalada com a publicação de um livro com as 1000 empresas mais inspiradoras da Europa, numa cerimónia que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e foi presidida pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovkis e por Xavier Rolet, CEO da London Stock Exchange.