Sabrina Pasterski. Quis estudar no MIT aos 14 anos e já a comparam a Einstein

Sabrina Pasterski. Quis estudar no MIT aos 14 anos e já a comparam a Einstein


Está a tirar o doutoramento em Harvard e já teve propostas da Amazon e da Nasa


Nasceu a 3 de junho de 1993 e já tem uma página na Wikipédia. Claro, isto não seria improvável: Sabrina Pasterski podia ser uma estrela de cinema, ter vencido um qualquer concurso de variedades ou ter sido protagonista de algum acontecimento relevante, para o bem ou para o mal. Aos 22 anos, destaca-se por outros motivos: é um fenómeno da ciência.

Considerada uma promessa na física, tem surpreendido todos os seus interlocutores – já recebeu ofertas de emprego da Nasa e da Amazon. Também já foi comparada a Albert Einstein e um dos seus primeiros artigos científicos foi citado pelo físico Stephen Hawking.

O artigo mais recente sobre a jovem promessa, atualmente a doutorar-se em Harvard, foi publicado nas últimas horas na imprensa francesa. “Pode ser que o nome não vos diga nada, mas no meio científico é um génio. Sabrina Pasterski tem um belo CV: diplomada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), aos 14 anos já tinha construído o seu próprio avião”, escreveu a webzine hitek.

Notícias desde género têm-se repetido um pouco por todo o mundo desde 2015, quando a jovem apareceu pela primeira vez na lista das promessas com menos de 30 anos de idade publicada anualmente pela "Forbes".

Sabrina Pasterski, filha de pais cubanos, nasceu em Chicago. Além do interesse em aeronáutica, investiga buracos negros e mecânica quântica. Numa entrevista publicada há um ano, contava nunca ter fumado ou bebido durante a adolescência, o que levou alguma imprensa a apresentá-la como representante da geração Millennial. Pasterski também não tem contas nas redes sociais mas está online (e de forma bastante organizada) no site physicsgirl.com. A página apresenta o seu currículo completo, com referências como o facto de ter tido uma assiduidade perfeita na escola: do jardim de infância ao diploma no MIT, nunca faltou ou esteve doente.

Depois de ter apresentado o seu avião no MIT aos 14 anos, Sabrina ficou em lista de espera. Foi para a Academia de Ciências e Matemática de Illinois, onde terminou o primeiro curso com a nota máxima. Seguiu-se o diploma no MIT, obtido em 2013. Dali seguiu para Harvard, onde pertence, enquanto estudante de doutoramento, ao Centro para o Estudo das Leis Fundamentais da Natureza.

É convidada para participar em vários eventos científicos e publica as suas apresentações na internet. A última foi em fevereiro, no MIT, dedicada às amplitudes do espaço plano. Mas também partilha outras participações fora do meio académico, das listagens da Forbes a artigos em revistas como a Marie Curie.