Reclamações de portugueses contra telemarketing triplicaram no último ano

Reclamações de portugueses contra telemarketing triplicaram no último ano


São cada vez mais os portugueses que enviam queixas sobre chamadas comerciais de telemarketing para o Portal da Queixa.


No último ano, as reclamações aumentaram quase o triplo. Em 2015, a plataforma online, que faz a ligação entre os queixosos e as empresas, recebeu cerca de 229 queixas.

Em 2016, o número aumentou para 637.

Os portugueses queixam-se, na maioria dos casos, da obtenção ilegal de contactos e da persistência continuada de chamadas, o que aos olhos do direito civil e do direito à privacidade, é proibido, pois se o cidadão deixar claro que não quer voltar a ser contactado, não pode mesmo ser incomodado.

No entanto, em muitos casos, o consumidor deu o consentimento para o contacto sem se aperceber, ao inscrever-se em vários sites e registar-se em campanhas. Neste caso perde a razão.