E se as redes sociais puderem ajudar em caso de sismo? GNR faz simulacro no Barreiro

E se as redes sociais puderem ajudar em caso de sismo? GNR faz simulacro no Barreiro


Experiência vai ser feita em parceria com o grupo tecnológico português TEKEVER


O Barreiro vai ser palco, amanhã, de um simulacro de sismo. A GNR divulgou esta tarde que o exercício vai testar a utilidade das redes sociais na resposta das autoridades públicas de segurança a situações de emergência.

O exercício, que terá lugar no Parque Empresarial da Baía do Tejo no Lavradio – Barreiro, compreende a simulação de um sismo com várias réplicas e decorre no âmbito do projeto europeu “SOTERIA” (http://soteria.i112.eu).

Os militares da GNR no terreno serão chamados a intervir em várias situações de emergência, entre as quais se destacam o auxílio a vítimas soterradas em escombros após colapso de uma fábrica; o  derramamento de produtos altamente inflamáveis e a busca e salvamento de três vítimas de um acidente rodoviário com queda do veículo no rio. 

Segundo o comunicado da GNR, o projeto “SOTERIA” insere-se no âmbito dos projetos de apoio da União Europeia à investigação e desenvolvimento, e tem como objetivo pesquisar, desenvolver e apresentar recomendações no âmbito da intervenção em emergências e conceber/desenvolver uma ferramenta que alavanque o impacto positivo das redes sociais nas situações de emergência. Esta ferramenta permitirá às organizações públicas ligadas à segurança utilizarem de forma proativa, os novos meios de comunicação móveis online dos órgãos de comunicação social para comunicarem antes, durante e após a ocorrência de uma emergência.

A experiência vai ser feita em parceria com o grupo tecnológico português TEKEVER.

“Pretende-se que seja fomentando deste modo, a troca bidirecional de informação útil entre as referidas organizações e os cidadãos, no caso de intervenção crítica em situações de emergência, de manutenção da ordem e tranquilidade pública e de assistência médica”, informa a GNR.