Fundação Champalimaud ajuda cientistas impedidos de viajar para os EUA

Fundação Champalimaud ajuda cientistas impedidos de viajar para os EUA


Fundação pede para ser contactada por todos os que necessitem de ajuda 


A fundação Champalimaud ofereceu-se hoje, segunda-feira, para ajudar os cientistas afetados pela ordem executiva de Donald Trump, medida que impede a entrada nos Estados Unidos a refugiados e a cidadãos de sete países muçulmanos.

Em declaração, numa nota divulgada na internet, escrita em inglês, a instituição declarou que está “profundamente perturbada” com as notícias recentes que dão conta de cientistas retidos na Europa devido à nova política de imigração do presidente dos Estados Unidos. “Encorajamos os cientistas afetados por esta ordem que possam estar retidos na Europa a contactar-nos. Faremos todos os esforços para dar resposta às vossas necessidades aqui, no Centro Champalimaud, em Lisboa, Portugal”.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, Trump assinou uma ordem executiva que proíbe a entrada a todos os refugiados durante 120 dias, assim como a todos os cidadãos de sete países, na maioria muçulmanos – Síria, Líbia, Sudão, Irão, Iraque, Somália e Iémen.

Os cidadãos destes sete países que possuem uma autorização de residência permanente, ‘green card’, nos Estados Unidos, “não são afetados”, avançou o chefe de gabinete da Casa Branca ao canal NBC, adiantando ainda que, no entanto, poderão vir a ser submetidos a interrogatório aprofundado à chegada dos EUA.