Mal acabe o jogo do Benfica, entra o Sporting em ação. Sem vencer para o campeonato há dois jogos, os leões deslocam-se hoje ao terreno do Nacional da Madeira, cujo reduto – a famosa Choupana – se assume como tradicionalmente difícil para qualquer oponente “grande”, como ressalvou Jorge Jesus. “A história é sempre a mesma. Normalmente, as equipas grandes têm algumas dificuldades nesse estádio e estamos preparados para um jogo competitivo da parte do nosso adversário”, salientou o técnico leonino. Desvalorizando o facto do Nacional ser uma das equipas mais batidas do campeonato (13 golos) – “Isso não quer dizer que seja todos os jogos um padrão. Não vamos por aí” –, Jesus garantiu ainda já ter identificado o que tem falhado na equipa nos últimos tempos. “Identificámos e estamos a trabalhar em cima desses erros. Não há desculpas para nada. Não tem a ver com a concentração e com atitude, tem a ver com tempo.”
Esta afirmação, por si só, ficou como que uma ponta solta. Até que o treinador do Sporting lá explicou o que queria dizer: “Os jogadores que chegaram em setembro precisam de mais trabalho e qualidade de treino. Estão a fazer a pré-época, tenho de arranjar tempo para que eles sejam capazes de fazer as coisas.” Por esta altura, veio à baila o nome de Elias, que tem falhado na missão de substituir o lesionado Adrien. “Foi um dos jogadores que chegou em setembro. Não há desculpas para ele nem para ninguém. Temos de melhorar esses jogadores todos individualmente para a equipa ser mais forte. Esta semana tivemos mais dias para trabalhar, desenvolvemos outras metodologias de treino. Isto vai ser o crescimento deles e da equipa”, garantiu, embora assumindo que o Sporting, neste momento, “não está tão forte como esteve”. Ainda assim, recorreu a uma ideia já usada há umas semanas para alertar os atletas: “Se puserem o chip a trabalhar é fácil.”
Ora, para mudar de chip também é preciso mudar nomes, e por essa razão, o treinador do Sporting fez arranjos na convocatória. De titular frente ao Tondela, o avançado brasileiro André passou para não convocado. Para o seu lugar foi chamado Alan Ruiz, que havia ficado em casa nessa partida. Esgaio, Paulo Oliveira e Azbe Jug são os outros regressos.