Golfe. Stephen Ferreira terceiro top-10. Tó Rosado em 22º

Golfe. Stephen Ferreira terceiro top-10. Tó Rosado em 22º


Sun Sibaya Challenge


Stephen Ferreira era um desconhecido em Portugal quando há quase dois anos veio jogar alguns torneios do Algarve Pro Golf Tour, mas nos últimos três meses tem mostrado que o golfe nacional deveria olhar mais atentamente para este jovem de apenas 24 anos, residente no Zimbabué, que teima em, orgulhosamente, jogar com a bandeira de Portugal à frente do seu nome.

Depois de alguns anos a jogar em mini-tours, na África do Sul, no Médio Oriente e até mesmo (esporadicamente) no Algarve, tem competido este ano no quinto circuito mais importante do Mundo, o Sunshine Tour, berço de alguns dos maiores da história da modalidade como Gary Player, Ernie Els e Retief Goosen.

A sua primeira época a tempo inteiro no Sunshine Tour não começou de rompante, apesar de ter chamado a atenção o facto de ter conseguido passar a fase de qualificação do Joburg Open, logo em janeiro, um evento que contou igualmente para a Corrida para o Dubai do European Tour.

Passados 10 meses, o seu saldo é bem mais positivo, com 10 cuts passados, o 85º lugar que ocupa na Ordem de Mérito, que lhe garante, desde já, a permanência no Sunshine Tour em 2017 e, sobretudo, os três top-10 nos últimos três meses.

Em agosto foi 7º (-10) no Sun Wild Coast Sun Challenge, na semana passada terminou em 4º (-4) no Vodacom Origins – Euphoria e hoje (sexta-feira) concluiu o Sun Sibaya Challenge no grupo dos 9º classificados, com 205 pancadas, 11 abaixo do Par, após voltas de 65, 72 e 68.

Curiosamente, ao press officer do Sunshine Tour, Stephen Ferreira admitiu que ter partido o driver poderá tê-lo ajudado: «A cabeça do taco é a mesma, mas na semana passada parti a minha vareta e consegui outra do Dean Burmester. Até ao momento, tem estado a funcionar muito bem».

Quanto a António Rosado, que desde o ano passado também tem conseguido competir no Sunshine Tour, concluiu hoje o Sun Sibaya Challenge em 22º empatado, com 208 (68+70+70), -8.

O campeão nacional de 2009, emigrado há quase quatro anos para a África do Sul, subiu na Ordem de Mérito para 125º, colocou um ponto final numa série de três torneios sem passar o cut e arrancou a sua segunda melhor classificação da temporada, depois do 20º posto (+5) no Sun City Challenge, em agosto.

Peter Karmis foi o campeão esta semana, com 198 (-18), terminando com 1 eagle para conquistar o terceiro título da sua carreira no Sunshine Tour, após voltas de 63, 68 e 67.