Cristiano Ronaldo está habituado a receber galardões – sim, normalmente até é no plural – devido às suas prestações na Liga espanhola, mas desta feita saiu de mãos a abanar da gala anual referente à última temporada.
Pelo contrário, Griezmann esteve em alta: o avançado francês do Atlético de Madrid recebeu os troféus de Melhor jogador da liga e de Melhor jogador para os adeptos – Ronaldo recebeu este prémio uma vez, enquanto Messi… recebeu seis.
Nesta gala, realizada em Madrid, o Atlético viu mais três elementos do plantel distinguidaos: o esloveno Jan Oblak, ex-Benfica, recebeu o galardão de Melhor guarda-redes da prova; o uruguaio Godín foi considerado o Melhor defesa; e Diego Simeone conquistou o galardão de Melhor treinador. Para o Real Madrid, dois prémios: Luka Modric foi considerado o Melhor médio e Asensio o Jogador revelação – embora este seja partilhado com o Espanhol, onde o jovem extremo jogou na primeira metade do ano.
Messi venceu o galardão para Melhor avançado, enquanto o companheiro de ataque no Barcelona, o uruguaio Luis Suárez, foi eleito o Melhor estrangeiro a atuar na competição.
Outro detalhe curioso: José Campaña, médio que passou pelo FC Porto sem sombra de glória (seis jogos apenas em 2014/15), foi eleito o Melhor médio das divisões secundárias, tendo representado o Alcorcón na época passada e agora o Levante.
Lista das distinções da Liga espanhola:
Melhor jogador: Antoine Griezmann (Atl. Madrid)
Melhor jogador para adeptos: Antoine Griezmann (Atl. Madrid)
Melhor avançado: Lionel Messi (Barcelona)
Melhor médio: Luka Modric (Real Madrid)
Melhor defesa: Diego Godín (Atl. Madrid)
Melhor guarda-redes: Jan Oblak (Atl. Madrid)
Jogador revelação: Marco Asensio (Real Madrid)
Melhor estrangeiro: Luis Suárez (Barcelona)
Melhor treinador: Diego Simeone (Atl. Madrid)