Quatro mitos sobre celulite desmistificados

Quatro mitos sobre celulite desmistificados


Tire aqui as suas dúvidas


O site da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey fez uma lista com quatro mitos sobre a ‘inimiga’ de muitas mulheres: a celulite.

Mito: a pílula pode provocar o aparecimento de celulite.

Resposta: Os especialistas acreditam que a celulite pode estar ligada aos níveis de estrogénio (hormona relacionada com o controlo da ovulação e desenvolvimento das características femininas), mas não existe qualquer prova científica de que a pílula contracetiva provoque o aparecimento deste problema ou que o acentue, explica a dermatologista Robyn Gmyrek.

 Mito: todos os cremes que dizem que fazem a celulite desaparecer não servem para nada

Resposta: Não existe uma poção mágica com a qual nos possamos esfregar e fazer com que a celulite desapareça de vez, mas os especialistas dizem que alguns cremes e loções ajudam a melhorar o aspeto da pele durante um período muito curto. Ou seja, se quiser usar um vestido mais curto numa saída à noite com amigas, pode aplicar um destes produtos e, durante uma horas, ter umas pernas com melhor aspeto. Gmyrek explica que produtos com colagénio e elastina ajudam a manter a pele mais firme durante umas horas, daí conseguir ter umas pernas com melhor aspeto.

Mito: Fazer exercício físico focado nas pernas ajuda a eliminar a celulite.

Resposta: Fazer exercício físico faz muito bem à saúde, mas não elimina a celulite. Pode, no entanto, ‘suavizar’ um pouco o aspeto da pele, explica Gmyrek. “Uma má circulação sanguínea pode ser um fator que contribui para o aparecimento de celulite. Como o exercício físico ajuda a melhorar a circulação, acaba por dar uma pequena ajuda”, afirma o dermatologista Binh Ngo. “Também ajuda a perder peso, o que atenua a celulite existente”, acrescenta.

Mito: Tratamentos invasivos eliminam a celulite de vez

Resposta: Até hoje, não foi criado qualquer tratamento, invasivo ou expansivo, que ‘dê cabo’ da celulite. Ajudam apenas a suavizá-la e a eliminá-la temporariamente.