Turquia continua a atrair estrelas do futebol

Turquia continua a atrair estrelas do futebol


A Turquia é cada vez mais um destino de eleição para jogadores portugueses, holandeses, brasileiros ou camaroneses.


O país vive momentos de grande agitação e a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho mexeu, e muito, com o mundo do futebol. O avançado alemão Mario Gómez foi o primeiro a anunciar a sua saída da Turquia e outros craques chegaram a pensar seguir o mesmo caminho. Com o regresso a uma relativa normalidade tudo se alterou e este ano são vários os jogadores que escolheram aquele país para relançar a carreira ou prossegui-la.

Talisca foi um dos últimos a chegar e é o mais recente reforço do Besiktas depois de ter sido cedido, a título de empréstimo, pelo Benfica, durante as próximas duas temporadas. A águia da Luz já voou para se juntar ao plantel das águias negras num acordo que garante o pagamento de dois milhões por ano ao clube encarnado. Talisca não é a única surpresa no Besiktas. Há mais um jogador saído do campeonato português. Aboubakar, do FC Porto, junta-se à equipa de Ricardo Quaresma e Talisca. O avançado camaronês segue em direção a Istambul, por empréstimo, até ao final da época e pode render três milhões de euros aos dragões. Há ainda a possibilidade de compra do passe do jogador por 10 milhões de euros até ao final da época, por parte do clube turco, avança O Jogo. 

Mais um dragão a voar 

Josué, companheiro de Aboubakar nos Dragões, seguiu para o Galatasaray, a título de empréstimo, regressando de novo ao país, onde havia jogado no Bursaspor. Antes da partida renovou contrato com os azuis e brancos até 2020.
Mas o mais carismáticos dos jogadores portugueses que anda pelos relvados turcos é Quaresma, campeão em título pelo Besiktas. Já entre 2010 e 2012, o extremo campeão da Europa, tinha passado pelo clube ao qual regressou em 2015. Nesse ano, chegou, viu e venceu e foi titular no último jogo que deu o campeonato ao clube turco. 

Quem também já andava por aquelas bandas era Tiago Pinto que abandonou o Rio Ave em 2015 para defender as cores do Osmanlispor.

Recorde-se que à entrada da segunda jornada do campeonato turco o Besiktas de Ricardo Quaresma, Talisca e Aboubakar soma três pontos.

Van Persie continua na Turquia 

Muito se falou no defeso sobre o futuro de Van Persie, mas o craque holandês mantém-se, ao que tudo indica, no Fenerbahçe. Em 2015 o Manchester United clube inglês despediu-se do experiente avançado por um valor de 6,5 milhões de euros e o holandês mostrou bons resultados – a disputa pelo título do campeonato turco foi renhida até à última jornada onde o Besiktas se sagrou campeão. Nani, atualmente no Valência, Bruno Alves, que alinha pelos italianos do Cagliari, e Raul Meireles foram alguns portugueses com quem se cruzou, além do treinador Vítor Pereira. O campeonato turco não é um dos cinco melhores da Europa, mas começa a aproximar-se do pelotão da frente.