Faculdade. Candidaturas ao ensino superior arrancam na quinta-feira

Faculdade. Candidaturas ao ensino superior arrancam na quinta-feira


Ministério confirmou data depois de alguma indefinição. No ano passado matricularam-se o ensino superior 44 071 jovens.


As candidaturas ao ensino superior arrancam na próxima quinta-feira, 21 de Julho. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior confirmou ontem ao i a data, que só agora ficou fechada. Ontem as escolas ainda pensavam que se ia cumprir o calendário publicado no Guia do Estudante, 20 de Julho. Álvaro Almeida, Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, explicou contudo ao i que este adiamento de um dia não deverá trazer complicações nem às escolas nem aos alunos.

Atualmente as candidaturas são feitas online e os estudantes até podem submeter a partir de casa, daí não haver as filas de antigamente nem ser necessário o mesmo apoio de pessoal docente nas escolas, explica Álvaro Almeida.

Ainda assim, na maioria das escolas haverá professores para ajudar os alunos no processo e garantir que não há dificuldades.

Cada aluno candidato ao ensino superior deverá, por esta altura, ter uma senha para se poder candidatar à faculdade.

De qualquer forma, informa o site da Direção Geral do Ensino Superior, o pedido de senha de acesso à candidatura online pode ser realizado até ao final do prazo de candidatura de cada fase do concurso. A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior começa então dia 21 e prolonga-se até 8 de Agosto. 

Cada estudante pode concorrer a um máximo de seis vagas, ou seja, seis combinações de cursos e instituições, que deve indicar por ordem de preferência.

Melhoria de nota custa 10 euros Na semana passada os alunos puderam inscrever-se para a segunda fase de exames, que arranca hoje e decorre até 22 de Julho. Os alunos que pretendam fazer a melhoria de nota de exames da primeira fase em que tiveram positiva pagam 10 euros. Os restantes, que faltaram à chamada ou chumbaram, podem fazer os exames sem custo. Os resultados da segunda fase de exames saem a 5 de Agosto. Já a 12 de Setembro serão divulgados os resultados da primeira fase de candidaturas. Nesta data arranca também a segunda fase de candidatura às faculdades, que decorre até 23 de Setembro. Se um aluno colocado na primeira fase concorrer à segunda fase, a primeira colocação é anulada. Há ainda uma terceira fase em outubro.

Vagas devem manter-se Amanhã, véspera do arranque das candidaturas, serão conhecidas as vagas disponíveis. No ano passado houve menos 265 vagas do que no ano anterior, 50 555 no total. Este ano o número deverá manter-se na casa dos 50 mil.

No ano passado houve 54 450 candidatos ao ensino superior e 44 071 matrículas no final do processo. Mais de dois terços dos jovens (64,8%) resolveram o seu futuro académico na primeira fase. Também na primeira fase, metade dos candidatos ficou colocado na primeira opção, 21,4% na segunda opção e só 3,3% acabaram colocados na sexta e última opção que apresentaram na candidatura. 

Querem ser gestores, advogados e doutores De acordo com informação estatística da tutela, que o i analisou, no ano passado, os cursos que mais vezes foram a primeira opção dos estudantes na primeira fase de candidaturas foram Gestão na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (667 candidatos), Direito na Universidade de Lisboa (631 candidatos) e Medicina na Universidade do Porto (453 candidatos).