Mac, nunca te demarques de nós

Mac, nunca te demarques de nós


DeMarco foi um dos grandes concertos deste festival, mesmo debaixo da tal pala


Mac DeMarco merecia mais gente, mas nisto da dança dos festivais e dos palcos e dos concertos ao mesmo tempo é preciso ter estratégia. E quem não larga Iggy Pop, quem não faz às contas, quem não saiu do MEO Arena às 22h47 – estimamos que esse seja o tempo do percurso até ao Palco EDP – já aqui não esteve para os primeiros instantes.

Podem mesmo até ter falhado "Another One", faixa-título desse bonito disco de 2015, e que cria o primeiro grande momento deste concerto, prova de que o amor nunca foi tarefa fácil, que há que admitir que quando já não é a nossa vez há pouco a fazer. E desta vez vamos tentar não falar da distorção do som deste palco.

Depois, entre conversas alheias, a questão lógica e bastante controversa do nome. Há quem lhe chame Marco DeMarco, ou Mac DeMaco, ou Macnamara, que a Ericeira já espera por ele. O que importa mesmo é que ninguém tenha coragem de se demarcar daqui. Também lá vem hits do disco anterior, o enorme "Salad Days", mais um tiro certeiro, este rapaz é incrível com os títulos. Só não vamos muito à bola com este excesso de comunicação, não só dele, os seus músicos falam e não é pouco, não que incomode mas todos os segundos contam, e neste jogo quase nunca há tempo regulamentar.

DeMarco chega mesmo a ser atingido, com a sua autorização, pela guitarra de um dos seus comparsas, valentes tabefes de guitarra no rabo. Provavelmente sinal de que backstage devia estar engraçado. O nosso preferido até agora tem sido o baterista, não que seja mais músico que os outros mas é um rapaz mais pacato, mais música e menos conversa. Não sei se fomos nós, mas o pedido deve lá ter chegado, subitamente um momento épico-humorístico, DeMarco e a sua banda decide toda tocar com a guitarra e baixo atrás das costas, coisa só ao acesso dos mais sobredotados, ou loucos, não conseguimos decidir.

O tempo passa e os Iggy Popianos já chegaram todos, a temperatura aumenta e o concerto só melhora. "I've Been Waiting for Her", que o próprio DeMarco sabe que este mar de gente espera da mesma maneira que ele espera por ela, entra diretamente para a lista da berraria do dia, bem lá para cima. Isto chega ao ponto do norte-americano agradecer ao Super Cock pelo convite. Está tudo dito.