Pepe diz-se surpreendido com a tática de Fernando Santos ao intervalo.
"Ao intervalo, o ‘mister’ surpreendeu, montou bem a nossa estratégia, soube fazer as substituições certas nos momentos certos, o trabalho e sacrifício que tivemos aqui foi imenso. Nós íamos lutar, dar tudo pela nação, entrámos com o intuito de trabalhar, sermos humildes e, graças a deus, conseguimos um resultado positivo", disse o central de Portugal.
"Foi complicado, porque perdemos o nosso principal jogador [Cristiano Ronaldo], em quem tínhamos depositado muitas esperanças e que pode marcar um golo a qualquer momento. Quando percebi que não dava mais, tentei passar a mensagem aos meus colegas que íamos lutar por ele, ganhar por ele.
"Acho que esta vitória foi de pura humildade, porque representamos o povo português tem essas características: humildade, trabalho e superação. É um título inesquecível para todos nós.
"Sabíamos que tínhamos de defender bem, porque eles tinham de atacar, porque eles estavam a jogar em casa.
"Eu disse ontem [no sábado] que o nosso líder é o ‘mister’ e nós dentro de campo temos de seguir da melhor maneira possível as ideias dele. Acho que o mérito está no trabalho e na dedicação dos jogadores, na humildade que tivemos, fizemos o jogo que nos convinha e saímos daqui com um resultado positivo.
"Desde o primeiro dia que chegou ele disse que ia conseguir os objetivos, o primeiro era o apuramento, o segundo era ser campeão, e conseguiu. Fomos todos para o mesmo lado, com o Cristiano, que representa os jogadores, focámo-nos e esse foco foi seguido, acho que estamos todos de parabéns”.