O ministro das Finanças chegou nesta segunda-feira à reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, com um cachecol de Portugal ao pescoço, sendo felicitado pelos seus homólogos europeus pela conquista do título da seleção de Portugal no Campeonato da Europa.
#Portugal FinMin Centeno happy wearing #POR scarf at the #Eurogroup, gets everyone's congrats. #Euro2016Final pic.twitter.com/kDd0hCs8kz
— Yannis Koutsomitis (@YanniKouts) 11 de julho de 2016
Num dia em que o Eurogrupo discutirá curiosamente o processo de sanções a Portugal (e Espanha) devido ao défice excessivo, Centeno teve uma entrada "à campeão", com um cachecol com as cores nacionais, sendo cumprimentado e felicitado pela generalidade dos participantes, e de forma particularmente calorosa por Michel Sapin, o ministro das Finanças de França, país derrotado na final da véspera em Paris por Portugal (1-0).
Centeno foi felicitado, entre outros, pelo ministro alemão, Wolfgang Schauble, pelo vice-presidente da Comissão responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, pelo homólogo espanhol, Luis de Guindos, e de forma também particularmente efusiva pelo ministro grego, Euclide Tsakalotos.
Aos momentos de celebração, segue-se uma discussão menos agradável para Portugal: o processo devido a ausência de medidas efetivas para correção do défice excessivo entre 2013 e 2015, que poderá resultar em sanções, caso o Conselho Ecofin adote na terça-feira a recomendação da Comissão Europeia.