Facebook influencia cada vez mais a decisão de compra dos consumidores

Facebook influencia cada vez mais a decisão de compra dos consumidores


Estudo mostra que o se diz no Facebook sobre determinada marca influencia a perceção e a credibilidade da mesma.


Há muito tempo que as redes sociais fazem parte da nossa vida. Há até quem já não consiga imaginar como seriam os dias sem ter acesso ao Facebook. A verdade é que já não usamos as redes sociais só para saber as novidades dos nossos amigos. E, por isso, há cada vez mais marcas presentes nesta rede social, o que faz com que os consumidores tenham novas formas de decidir.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), o número de consumidores que toma decisões com base no que vê nesta rede social não tem parado de aumentar. 61% dos inquiridos admite mesmo que o que se lê no Facebook sobre determinada marca influencia a perceção e a credibilidade.

Mas esta não é a única conclusão. Esta rede social é também o meio usado por 64% dos inquiridos quando querem fazer pesquisa sobre marcas.

O IPAM sublinha ainda que cerca de três quartos dos inquiridos revela que se estiver à espera de feedback da marca no Facebook e se este não for devolvido, esse comportamento vai ter impacto na relação que mantém com ela.

A pesquisa foi realizada a um conjunto de 172 pessoas, com conta no Facebook, e com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.

A faixa etária selecionada justifica-se por ser o segmento de idade com a taxa mais alta de compras online em 2015, segundo dados do INE. Mais de 70 por cento possui licenciatura ou mestrado.