A chanceler alemã Angela Merkel falou hoje durante uma reunião do Conselho da União Europeia em Bruxelas onde foi muito clara em relação à sua opinião sobre o futuro do Reino Unido.
Para a chanceler alemã, o país não pode sair da União Europeia e mesmo assim manter privilégios. “Deve haver e haverá uma diferença palpável entre ser e não ser parte da família europeia. Quem deseja sair desta família não pode esperar que as obrigações desapareçam e que se mantenham os privilégios”, afirmou Angela Merkel.
O acesso ao livre mercado comum também foi tema de assunto. "Acesso ao livre ao mercado comum alcança aquele que aceita as quatro liberdades fundamentais europeias: a de pessoas, bens, serviços e capital", afirmou a chanceler alemã.
“Podemos comprar produtos de outros países e os nossos jovens podem estudar noutros países. Podemos estar orgulhosos do nosso modelo social, muitas pessoas pelo mundo invejam isso. Nós vamos lutar pelo bloco, por uma União Europeia forte o suficiente para lidar com a saída do Reino Unido e forte o suficiente para representar os seus interesses diante do mundo”, afirmou Merkel, explicando que a União Europeia conseguirá sobreviver sem a presença do Reino Unido.
"A União Europeia é suficientemente forte para superar a saída do Reino Unido, é suficientemente forte para seguir em frente com 27 membros", disse ainda.