O governador do Banco de Inglaterra procurou tranquilizar os mercados financeiros relativamente à saída do Reino Unido da União Europeia ao afirmar que irão ser tomadas medidas para assegurar a estabilidade económica e financeira.
Mark Carney, que falou pouco depois da demissão de David Cameron, afirmou que iria entrar em ação um plano de contingência, desenhado pelo Banco de Inglaterra e pelo Tesouro, departamento responsável pelas finanças públicas e pela economia do país.
“Estamos bem preparados para isto. O Tesouro e o Banco de Inglaterra delinearam um plano de contingência, e o chanceler e eu temos estado em contacto”, afirmou Carney, citado pelo Guardian.
{relacionados}
O governador adiantou ainda que está preparado para uma injeção de capital de mais 250 mil milhões de libras para garantir que as instituições financeiras não fiquem sem dinheiro neste período de incerteza.
O Banco de Inglaterra fez preparativos com outros bancos no resto do mundo para fornecer liquidez em divisas estrangeiras.
"Nas próximas semanas, o Banco irá avaliar as condições económicas e vai analisar se são necessárias mais medidas", acrescentou Mark Carney.