Fisco. Mega-operação com a GNR resulta em quase 500 autos

Fisco. Mega-operação com a GNR resulta em quase 500 autos


“Operação X Ray” fiscalizou 3786 veículos e apreendeu 23 que circulavam de forma irregular.


O levantamento de 173 autos de notícia por infrações fiscais e aduaneiras e 300 por parte da GNR foi o resultado de uma mega-operação realizada esta quinta-feira pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com a colaboração daquela força de segurança.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças, a "Operação X Ray" incidiu sobre "o controlo de bens em circulação nas principais vias rodoviárias e intensificação dos controlos nas vias aérea e marítima".

"Foram estabelecidos como alvos preferenciais os veículos de mercadorias em geral e os veículos automóveis ligeiros, visando nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP) e IVA, e utilização indevida de gasóleo colorido e marcado", revela o comunicado enviado às redações.

Nesta operação participaram 270 inspetores da AT e 312 efetivos da GNR, que controlaram 3786 veículos, "dos quais 23 através do 'scanner' móvel localizado na fronteira Elvas/Caya", tendo sido apreendidos 23 automóveis que circulavam de forma irregular.

O comunicado das Finanças acaba com a promessa de que a AT vai "prosseguir e intensificar este tipo de
ações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais".